quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dicas de Poupança - Parte 1

Diariamente somos bombardeados com os dias difíceis que ai vêm: o aumento do IVA, o aumento do IRS e como consequência destes dois factores invariavelmente o montante mensal disponível diminui!
Politiquices à parte, e também porque se avizinha um período em que muito provavelmente vou ficar sem trabalho, aqui ficam alguns gestos que me permitem poupar mais um pouco.


Ter contador bi-horário ou tri-horário da EDP – existem vários horários disponíveis, de acordo com as necessidades de cada um, em que o preço do kWh varia. As horas de vazio são, fundamentalmente, as horas do período nocturno e fins-de-semana e neste período pode-se aproveitar para utilizar electrodomésticos que consomem mais energia, como por exemplo, a máquina de lavar loiça, a máquina de lavar roupa, o secador da roupa, etc. De notar que o preço da energia não é mais caro se se utilizar fora desse horário, apenas se poupa se se criar uma rotina de usar os grandes electrodomésticos no horário definido. No site da EDP esta tudo explicadinho.

Elaborar planos de refeições semanais – Ao seguir este gesto beneficiamos em dois sentidos: utilizamos os produtos que já habitam na nossa despensa e congelador e permite-nos comprar somente os ingredientes que necessitamos (consequentemente não temos a despensa atafulhada e não corremos o risco de deitar fora produtos porque a validade acabou e nem nos lembrávamos que existiam no fundo da prateleira).

Usar e abusar de promoções e talões de desconto – Quem foi que disse que poupar algum dinheiro em produtos de supermercado esta fora de moda? Hoje em dia, não entendo como há pessoas que tem aversão a poupança. Se posso ter a mesma coisa, um pouco mais barata, não é melhor? Não é lucro para mim? Não é dinheiro disponível para adquirir/fazer outras coisas? Eu tenho uma filosofia que é: não interessa quando dinheiro ganhamos, mas sim quanto gastamos! Aí está toda a diferença.

Aproveitar água – Esta dica devo confessar que não a cumpro a 100%. Na minha casa já tenho um autoclismo que me permite seleccionar se quero uma meia descarga ou uma descarga inteira. Poupo agua ao máximo quando lavo ou dentes e a loiça. A dificuldade identificada prende-se com a agua dos banhos. E um desperdício a quantidade de agua que se perde quando aguardamos que a agua para o banho aqueça. Portanto estou a pensar adoptar o sistema de a colocar para um garrafão e posteriormente utilizar para a rega das plantas ou lavar o chão.

Sem comentários:

Enviar um comentário