sexta-feira, 19 de agosto de 2011

(Imagem retirada da Internet)

Ele foi o passe que aumentou, o IVA da electricidade e do gás que sobe de 6 para 23%, o corte no subsídio de Natal ... Para não falar dos aumentos que ainda nos esperam.
Antes que seja apanhada de surpresa, decidi tomar medidas extras, para evitar ao máximo que a crise se faça sentir cá por casa:
- Reduzir os almoços fora - onde trabalho tenho refeição dada. Só que ás vezes apetece-me dar uma volta, sair daquele ambiente e por isso acabo por ir algumas vezes por semana comer fora. Vou fazer um esforço para comer lá todos os dias e no dia em que me apetecer ir dar uma volta levar uma sandwich de casa, acompanhada por uma fruta - rápido, saudável e barato!
- Renegociar contratos -  o meu contrato de fornecimento de tv, telefone e Internet já tem bastante tempo. Acredito que existam soluções mais em conta hoje em dia. É uma questão de pesquisar e fazer a mudança!
- Alterar o seguro do carro - o meu carro comemora o seu terceiro aniversário brevemente. Vou alterar o seguro contra todos os riscos para seguro contra terceiros. É uma medida que me vai permitir poupar uns trocos e, segundo os especialistas, é por esta altura que compensa deixar o seguro contra todos os risco, dada a desvalorização que o automóvel sofreu.
E vocês, que alterações vão fazer para os tempos que aí vêm?

4 comentários:

  1. Ana, não podia estar mais de acordo contigo. Por aqui, já alterámos a tarifa da electricidade, alterámos o plano da TVCabo para o mais barato, alterei o tarifário do telemóvel para um que me permita falar a 0 cêntimos para a família, lavo a loiça com recurso a alguidares, já que só tenho uma pia e pouco espaço na cozinha para ter máquina de lavar roupa. Quanto ao automóvel, o meu marido é mediador, se tiveres interesse em fazer uma simulação, tens o meu e-mail no blog que podes usar, e envio-te o contacto dele.
    Com tanta crise, a palavra de ordem é, sem sombra de dúvida, a poupança! Já disse ao S. que qualquer dia começamos a jantar todos os dias à luz das velas. A continuarmos assim, o projecto de aumentar a família vai continuar a ser adiado.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Retrato a Sépia,
    Pois a questão do aumento de família também a mim me preocupa... acho que já não é para o ano
    :(
    Hoje deu uma reportagem muito interessante na RTP sobre as despesas com os filhos e eu fiquei...sem palavras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. só falam em aumentos e mais aumentos e isso terá consequencias de mais desemprego. Deviam era desenvolver estratégias para criar mais emprego ou pelo menos quem tem emprego puder mantê-lo.

    ResponderEliminar
  4. O ditado "Onde comem N comem N+1" já não se aplica! E quem toma conta do +1? E quem veste o +1? Isto para não falar das medidas sucessivas que não param de sair da cartola! Das duas uma, ou aumento a família, porque isto da crise está para ficar, e a idade não perdoa; ou, esqueço a ideia de ser mãe e dedico-me a outros hobbies para não ouvir o tic tac do relógio biológico...

    ResponderEliminar