terça-feira, 6 de março de 2012

Arrumações & Atualizações

Hoje foi dia de arrumar a papelada que já se acumulava há uma série de meses na minha caixa arquivadora. Com a desculpa que está quase na altura de fazer o IRS, lá fui eu separar faturas, arquivar por tipo, escolher o que é para deitar para o lixo,... Enfim, uma trabalheira porque tinha muita coisa acumulada.
Aproveitei também para atualizar o meu ficheiro do orçamento doméstico: os passes que aumentaram, a renda que desceu, etc. Quando olho para os números fico sempre com a ideia que podia fazer, fazer melhor e principalmente poupar mais.
Tenho andado a tentar ir menos vezes ao supermercado, só de 15 em 15 dias, para ver se no final do mês gasto menos em alimentação. Ao mesmo tempo, tenho consciência que tenho muito stock em casa e continuo a comprar, o que nem sempre pode ser uma boa solução. Vai daí decidi começar a gastar o que tenho nas arcas e na despensa, para ver se poupo mais alguma coisa este mês.
Os tempos são de adatação e eu não sou perfeita, posso sempre fazer mais qualquer coisa para melhorar as minhas finanças!

6 comentários:

  1. Que engraçado...para mim, hoje tambem foi dia de arrumar a papelada :D
    Quando recebo as contas para pagar, ficam ali no monte e passado uns tempos é que as meto nos dossiers. Confesso que é uma coisa que estou a tentar melhorar.
    Quanto ao IRS, esse já resolvi...há uns anitos, comprei daquelas caixas que tem 3 gavetas, uma é minha, para por as minhas coisas(material de escritorio "miúdo") a outra é para por logo as facturas do IRS. Assim, nesta altura não tenho grande trablho.
    Boa semana :)

    ResponderEliminar
  2. Acho que andamos todos de volta do mesmo, embora o prazo de entrega na maioria dos casos ainda venha longe é importante ter tudo prontissimo para não perder os pouccos beneficios fiscais que ainda temos.
    Quando falo com amigos e famliares fico por vezes de boca aberta ao perceber o que muito deles perdem pelo simples facto de não terem tudo devidamente organizado. Ele é facturas que desaparecem, ele é a senha que some a alguns dias da entrega e leva ao pagamento de multa, enfim....nem vale a pena pensar muito no assunto.
    No organizar também está o poupar :)

    ResponderEliminar
  3. Será que é desta que consigo comentar... Também ando desanimada com as contas. Não sei onde cortar, pois dentro do possível e sem exageros, é tudo o mais básico possível para evitar gastos excessivos... Quanto à papelada, volta e meia tenho um montinho na secretária, outro na prateleira dos livros de culinária, outro em cima da mesa. O que me irrita profundamente, e, lá tiro uns minutos para separar contas da casa, contas pessoais, correspondência bancária, seguros, etc, etc, etc. Mesmo assim, sei que este ponto pode ser muuuiiiiittttoooo melhorado!
    Beijinho e continuação de boa semana!

    ResponderEliminar
  4. assim é que é o espírito.
    pode parecer tempo perdido, mas a verdade é que parar para VER em vez de olhar para as contas se parece com um puzzle...
    encontramos sempre qualquer coisa que se pode mudar.
    kissy

    ResponderEliminar
  5. Eu já tenho td organizado. Todos os meses no final do mês separo toda a papelada. Tenho td numa mica que diz 2011 e vai ser só pegar na mica e fazer o IRS. As contas não param de subir ...

    ResponderEliminar
  6. Olá, eu tenho um envelope grande dentro de uma caixa num móvel, e por fora escrevi IRS 2011 (data a lápis para quando entregar o irs, apagar e servir para o ano seguinte) e quando tenho uma fatura da farmácia p.e. coloco dentro do envelope e assim tenho tudo à mão qd chega a altura de preencher a papelada do IRS. Sim, porque eu gosto mais de fazer à mão do que "meter" pela internet.

    ResponderEliminar