segunda-feira, 25 de março de 2013

Já conhecem?

Com certeza que já conhecem o fantástico blog da Rita. Eu adoro o blog dela e as dicas que dá. Não, não quero ser minimalista (sem qualquer tipo de crítica implícita), mas vou buscar muita inspiração ao que a Rita escreve, adaptando-o à minha realidade e aos meus ideais, e interesso-me principalmente pelos assuntos que dizem respeito à gestão financeira.
Estou a pensar adoptar uma das suas medidas mais "controversas": abdicar da empregada doméstica, em prol de uma maior independência financeira. Quando comecei com ajuda doméstica em casa, o principal motivo foi por falta de tempo, devido ao acumular do trabalho e do curso. Ora, se tudo correr bem, este verão livro-me do curso e fico com mais tempo disponível para realizar as tarefas domésticas, que nunca foram nenhum sacrifício para mim. Claro que é óptimo chegar a casa às quartas-feiras e ter tudo impecável, casa arrumada, cama lavada, etc, mas preciso de colocar as coisas em perspectiva e pesar o que realmente é importante para mim:

- É importante gastar cerca de 1500€ anuais em limpeza?
- Ou é mais importante colocar esse dinheiro na poupança?

Claro que se o meu rendimento mensal fosse outro, talvez não colocasse esta questão. Mas, com recursos cada vez mais diminutos e poupanças cada vez mais obrigatórias, questiono cada vez mais as opções. Se posso pagar? Posso. Mas se vale a pena? Não sei. Até ao verão, quando concluir o curso, tenho tempo de decidir. D qualquer das maneiras, para quem não conheço, recomendo uma visita ao blog The Busy Woman and the Stripy Cat!

P.S. - Se não estivesse a fazer um ficheiro com a todas as despesas, diárias, mensais e anuais, talvez não me apercebesse realmente do valor gasto neste capítulo. Ver os números escritos faz tocar campainhas! Por isso recomendo vivamente que passem a apontar todas as vossas despesas para melhor controlarem os orçamentos!



4 comentários:

  1. Claro que conheço o blog e gosto muito! Uma inspiração também para mim principalmente para aprender a viver com menos! ;)

    ResponderEliminar
  2. No meu caso, prefiro manter a empregada. Acho que o dinheiro é bem empregue, pois fico com tempo livre para estar com a família. Antigamente ou limpava aos Sábados ou um pouco em cada dia da semana. Depois a minha filha nasceu e passei a ter empregada, porque o tempo que gastava a limpar, passou a ser gasto com ela. Foi uma questão de seleccionar o que fazia com esse tempo e que memórias gostaria de ter daqui a uns anos.

    Gasto exactamente o mesmo que tu. Claro que numa situação de emergência, não hesitaria em abdicar da empregada, mas por enquanto acho que é um dinheiro bem empregue.

    É uma questão que tens de ponderar, analisar quais as tuas prioridades e o que te fará mais feliz a longo prazo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ana
    Obrigada pelas dicas. Também sou seguidora da Rita. Não sou minimalista como ela mas tem-me ajudado muito a conseguir libertar de muita tralha.Acima de tudo, sou muito poupada e uso sempre tudo até ao fim. Nada de desperdiçar. Empregada também não tenho!
    Também gosto muito do teu blogue.Convido-te a visitar o meu blogue, tenho lá um selo para ti.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Gosto muito do teu blogue. Visita o meu, tenho lá um selo para ti.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar