domingo, 29 de maio de 2011

Desabafo

Hoje o meu estado de espirito é este: triste, muito triste.
(Imagem retirada da Internet)
E a razão é só uma: trabalho.
Na semana passada comuniquei à chefia quais os dias em que tenho exames do 2º semestre. Posso já adiantar que nem me dão o que é de lei que é o dia e a véspera, apenas a manhã ou a tarde para me deslocar à faculdade. Mas adiante, que patrões que não cumprem com a lei há muitos. O que se passou foi que um dos dias coincide com um dia de férias da chefia. Conclusão: não posso faltar e não posso fazer o exame!!!!
Sinto-me tão burra e estúpida por não ter respondido à altura. Mas se respondesse, e uma vez que ainda estou  a contrato, sei qual seria o desfecho...
Só posso dizer que se a minha insatisfação estava adormecida e se tinha feito as pazes com o trabalho, essa situação alterou-se. Vou deixar passar as férias e tomar uma decisão! Sei bem que não há aí trabalhos a cair ao pontapé, mas se não tentar não saberei se arranjarei melhor, não é?

8 comentários:

  1. Muito sinceramente: pondera sobre o que no futuro contribuirá mais para a tua felicidade: ir ao exame ou passar esse dia no teu emprego.

    Quanto a trabalhos, eu então, talvez porque viva no interior do país, quero arranjar funcionárias e tenho dificuldades em fazê-lo (para a Instituição onde trabalho). Já o meu marido, que é empresário, nunca conseguiu que o pedido ao centro de emprego para mais um empregado, fosse concretizado.

    Se calhar até arranjavas outro emprego, o problema é conseguires o emprego dos teus sonhos. E em termos financeiros também é relativo. Apesar de eu ser directora, uma colega de profissão tem uma amiga numa loja (salvo erro da Zara) que ganha mais que nós.

    Sinceramente, se o teu patrão te trata assim, aguenta-te lá só até arranjares algo melhor.

    Beijinhos e boa sorte.

    ResponderEliminar
  2. Deixe lá não fique triste. São os patrões que temos! E depois falam para aí em "novas Oportunidades", como algo que é muito bom, para a valorização das pessoas; que é preciso apostar na formação e no futuro, blá, blá...
    Mas na hora de darem as oportunidades às pessoas para que o possam fazer verdadeiramente, por mérito (fazendo o exame igual aos outros todos), fecham as portas.

    Olhe espere que o governo socialista ponha as Novas oportunidades na Faculdade.

    Anime-se e continue a escrever aqui que gosto de a seguir.

    ResponderEliminar
  3. OH Ana, não fiques assim...infelizmente é a "gentinha" que temos no nosso país...isso devia era dar-te motivação para voltares a procurar outro emprego...claro que eles não abundam (falo por mim que há mais de 2 anos que trabalho a mais de 60km de casa) mas tens que ser optimista e pensar que haverá algo melhor para ti! Força e muita sorte para os exames! Admiro a tua coragem: ser dona de casa, esposa, ter um emprego e ainda ser estudante, é dose! Também queria tirar especialidade na minha área mas conjugar tudo não é fácil!! jinho grande

    ResponderEliminar
  4. Ana, não sei de zona és e nem qual a tua área mas, eu que ando numa procura diária de emprego posso dizer que eles existem (especialmente na zona de Lisboa) podem, é nem sempre ser bem remunerados. Eu mudei o ano passado e estou descontente e por isso mesmo, este ano conto mudar outra vez. Já não tenho a senda dos exames (e felizmente na empresa onde estava antes nunca senti o problema) mas, tenho outros problemas e é péssimo estarmos a prestar um serviço numa empresa, sentir que contribuímos para algo e no final, somos apenas mais um número dispensável... O que vale é que nem todas as empresas são assim...
    Força!

    ResponderEliminar
  5. Ana...argumentaste com a Lei ? Eu trabalho precisamente com legislação. Eles não podem fazer isso. Procura o código do trabalho. Em bom português ESTÃO A ROUBAR-TE! A lei é clara sobre isso. Por isso é que é TÃO IMPORTANTE ler. A informação é a mais preciosa arma do Universo. É necessário estarmos munidos de informação para nos protegermos e defendermos , pois estes gajos estão habituados a ter um povo ignorante e sem meios para se defender.
    Se argumentando como deve ser continuarem a dizer que não te dão...faz o pedido por escrito e para os obrigar a responder-te por escrito que não te dão. Já aconselhei uma colega minha a fazer isso...e como o empregador era um serviço do Estado...imediatamente mudaram de ideias. Eles não se atrevem a colocar no papel uma violação dessas da lei.

    MUITA FORÇA, MUITA GARRA E...NÃO PERMITAS QUE TE ROUBEM.
    Um beijinho

    P.

    ResponderEliminar
  6. P.
    Eu sei o que está na lei e sei também que estou no meu direito de o fazer.
    A minha única hesitação em tomar a via legar é que vai levar a ficar sem trabalho, que sei que será isso que acontecerá quando a hora de renovar o contrato chegar se optar por fincar o pé.
    É triste, mas é o que tenho...Mas infelizmente preciso dos trocos que ganho ao final do mês!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Ana,
    já passei por algo semelhante e alguém me disse "muda que Deus ajuda"!
    é certo que não há empregos ao pontapé e muito menos daqueles que nos satisfaçam (estive anos a passar por isso e a sofrer em consequência), mas quando se é boa profissional as oportunidades aparecem.
    Eu aconselho a fazer o que eu fiz, mesmo estando desempregada corria quase todos os dias todos os sites de emprego e procurava propostas que me interessavam. Fui respondendo ou não, até que houve aquele instante em que achei que era agora ou nunca. Desde que mudei já tive mais duas propostas, até agora não estou nem de perto nem de longe arrependida. E estarmos num sítio em que deixamos o couro diariamente e depois não somos valorizadas (principalmente numa situação como a tua, em que estás a apostar na tua formação, a melhorar como profissional) é o mais duro de tudo.
    Por isso só te desejo muito boa sorte. Nos exames, mas sobretudo, nas tuas decisões.

    ResponderEliminar
  8. Ana, como te compreendo! Acontece que quase 90% das Entidades Patronais estão-se a borrifar para os esforços dos trabalhadores-estudantes. Infelizmente, sempre dei prioridade ao trabalho, porque sempre justifiquei que dele precisava. Optei sempre por tirar dias de férias nos dias dos exames. Assim, os chefes não refilavam! O pior, mais mesquinhos mesmo, é que quando começamos a estudar, entendem que passamos a representar uma ameaça! Que ridiculo! Fizeste bem em não responder. Não ganhávas nada com isso. Espero que a tua chefia esteja a sentir peso na consciência! Podes fazer o exame em Setembro?
    Beijinho
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar