quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Leituras Actuais

Apesar de na maior parte do dia, as leituras serem de carácter obrigatório e relacionadas com o curso, antes de me deitar gosto de ler nem que seja uma página.
Nos últimos dias li o livro "Venenos de Deus, Remédios do Diabo" do Mia Couto. Não posso dizer que adore, mas foi uma leitura leve de fim de dia.
A história é a seguinte:
"O jovem médico português Sidónio Rosa, perdido de amores pela mulata moçambicana Deolinda, que conheceu em Lisboa num congresso médico, deslocou-se como cooperante para Moçambique em busca da sua amada. Em Vila Cacimba, onde encontra os pais dela, espera pacientemente que ela regresse do estágio que está a frequentar algures. Mas regressará ela algum dia?
Entretanto vão-se-lhe revelando, por entre a névoa que a cobre, os segredos e mistérios, as histórias não contadas de Vila Cacimba — a família dos Sozinhos, Munda e Bartolomeu, o velho marinheiro, o administrador, Suacelência e sua Esposinha, a misteriosa mensageira do vestido cinzento espalhando as flores do esquecimento."
In Fnac
Já esta semana comecei a ler "Eu, Animal" de Indra Sinha. Ainda não tenho opinião formada sobre este livro, mas de leitura light não tem nada!
Aqui fica o resumo, para quem estiver interessado:
«Já fui humano em tempos. Assim mo dizem. Eu próprio não me recordo, mas as pessoas que me conheceram em pequeno dizem que eu caminhava sobre os dois pés, como um humano...»
Desde que se lembra, Animal anda de quatro, o resultado catastrófico do que aconteceu naquela noite em que, graças a uma empresa de produtos químicos americana, o Apocalipse visitou o seu bairro miserável. Agora quase com vinte anos, leva uma vida de simples subsistência com a sua cadela Jara e uma velha freira louca chamada Ma Franci, e passa as noites a fantasiar sobre Nisha, a filha de um músico local e a imaginar como será fazer amor. Quando uma jovem médica americana, Elli Barber, chega à cidade a fim de abrir uma clínica gratuita destinada ao povo ainda em sofrimento – descobrindo-se, contudo, numa luta constante para os convencer de que não está ali com o objectivo de fazer o trabalho sujo da «Kampani» –, Animal mergulha numa rede de intrigas, esquemas e conspirações com o implacável propósito de virar os factos a seu favor. Arrebatadamente honesto, colorido e sem a mínima autocomiseração, o relato de Animal ilumina a nossa passagem pelo seu mundo escuro com clarões de pura felicidade. Desde a primeira página até ao final explosivo, esta é uma história assombrosamente humana que nos leva ao coração profundo da Índia contemporânea.
In Fnac.

1 comentário:

  1. Também costumo ler antes de deitar, mas confesso que, actualmente, prefiro a não ficção, ou seja, livros de desenvolvimento pessoal que me ajudam a tornar (ou pelo menos a sentir) uma pessoa melhor.

    Mas, acho que deves ler coisas que não tenham nada a ver com o teu estudo, porque também te faz bem relaxares um pouco.

    Beijinhos

    ResponderEliminar