quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Sebastião vem para casa!

Daqui a algumas horas o meu coração vai sossegar um bocadinho: desde Domingo que o Sebastião está internado no Hospital Veterinário.
No sábado à noite, quando chegámos do casamento, achei estranho ele não me vire receber à porta, como é seu costume. Procurei-o e estava detrás da minha cama, imóvel. Quando lhe peguei para o retirar de lá, resmungou como nunca o tinha ouvido. Depois vi que tinha umas manchinhas de sangue pelo chão e vomitado.
Entrei em stress! Não tenho o contacto de telemóvel da minha veterinária e mesmo que tivesse a clínica é "artesanal" duvido que pudessem fazer muito.
Procuramos um hospital aqui perto e encontramos um com serviço 24 horas. Liguei para lá e fizemos um pequeno diagnóstico pelo telefone. Ás 9h00 já estávamos à porta da clínica e o meu gatinho lá ficou.
Acreditam que no caminho todo para casa só chorava?
Parece que foi uma infecção urinária, que nos gatos, principalmente castrados, não tem razão aparente de aparecer. Foram feitas análises e ecografia e não acusou nada nos rins, que era o meu principal receio.
A casa fica tão vazia sem ele. De vez em quando ponho-me a pensar "mas onde é que ele anda a dormir que já não o vejo há que tempos?", quando de repente faz o clique que não está em casa!
Só sei que hoje é noite de paparicar o meu leãozinho!


7 comentários:

  1. Olá! Espero que o seu gatinho já esteja bom! Mas só queria adiantar algumas informações sobre as infecções urinárias nos gatos, pois uma das minha teve recentemente duas. Há várias causas para a infecção, mas, pelos vistos, nos gatos castrados, a urina é menos ácida, pelo que se podem formar uns cristais na bexiga, que causam as infecções. Tal como quando nos acontece a nós, os gatecos sofrem muito, principalmente os machos, que têm o tubo urinário (não sei se é o nome correcto) mais comprido. Para evitar estas situações, eles devem beber sempre muita água. Tenha em atenção se a água que ele bebe é muito básica, pois se for, a probabilidade de uma infecção por causa daqueles cristais é muito maior. Na minha anterior casa, a água era muito muito férrea (logo, era básica), sabia mesmo mal, mas a gateca só bebia água se fosse do bidé : conclusão, passado uns meses de lá estarmos, apanhou uma infecção. Na altura, a vet não deu muita importância ao tipo de água que ela bebia, apesar de nós, sem sabermos destas informações, termos dito logo que talvez fosse por causa disso, e a causa apontada foi o stress da mudança (apesar de já terem passado meses e ela se ter adaptado bem). Só quando, 3 meses depois, ela teve nova infecção, é que um outro vet nos alertou para a questão da água e desde aí até nos mudarmos de casa, ela bebia água do garrafão, tal como nós :) Para resolver o problema dos cristais, para além do antibiótico para a infecção, ela teve de comer uma ração especial durante uns mesitos, que dissolve esses tais cristais, e agora já tá completamente fina e come a comida normal e bebe água da torneira :) Peço desculpa pelo longo post e tenho a certeza de que vão fazer análises ao seu gatinho e vão-lhe dizer se ele também tem os tais cristais ou se a causa foi outra. Só lhe estou a contar porque a segunda infecção (até mesmo a primeira) da minha gata teriam sido evitadas, se eu soubesse da questão da água! Mais uma vez, as melhoras para o Sebastião, a Tinota manda uns miados compreensivos :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas melhoras Ka!
    Sabi: faz todo o sentido o seu post e desde já agradeço.
    As análises não relevaram os cristais. Os motivos de stress não coincidem, mas a água faz todo o sentido!!! Mudámos de casa há cerca de 6 meses e a água desta zona é muito calcária! Fico com a banheira e o lava loiças sempre com aquelas manchas típicas do calcário.
    Amanhã vou levá-lo à consulta para ver se está tudo ok e vou falar nisto.
    E mais vale água do garrafão do que a bela conta que eu paguei :S para não falar do susto, claro!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana,
    Vi no teu perfil onde moras era só para dizer que o meu gato também já teve problemas, mas de coração, e levei-o ao Hospital Veterinário do Restelo, estão abertos 24h por dia.
    Quando o levei lá, também vim com o coração partido, pois teve de ficar internado 4 dias.
    Mas felizmente está em casa, continua com um grave problema de saúde, mas sei que posso contar com aquela equipa.
    As melhoras do teu Sebastião...
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresa,
    Neste momento ele já está bom. Come uma alimentação especial, bebe água de garrafão e esteve a tomar alguns comprimidos (tarefa bem difícil...tinha que os esconder na comida, mas ele é esperto e mais para o fim já me topava ;-)).
    Eu fui ao Hospital que há na Parede por ser mais perto, se bem que sempre ouvi falar do do Restelo.
    Paguei uma nota... mas enfim, as poupanças são mesmo para essas coisas, né?
    Beijinhos e as melhoras do teu gatinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana,
    Olha como não tens mail para onde possa escrever, vai por aqui...
    Na Parede????... Não estou a ver...onde é?
    Ainda bem que o teu gato já está bom, o meu toma medicação de manhã e à noite, felizmente para tomar comprimidos é uma Paz de alma e aprendi umas dicas muito úteis e faço aquilo com a maior das facilidades, se quiseres ensino-te...
    O meu ainda por cima também só come ração especial para ele, que de barata não tem nada...
    Mas... quando temos os nossos animais de estimação é para os tratarmos bem, por isso, faço o que posso pelo meu gato.
    Faz parte da familia!...
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  6. Teresa,
    Nem tinha reparado que não tinha o e-mail acessível, vou tratar disso!
    Tens que me ensinar esses truques, porque o meu é muito esperto e como sempre comeu ração seca, estranha qualquer novidade! Ainda dei uma capsula misturada no leite, mas passado uns dias ele já não tomava. Abrir-lhe a boca e enfiar o comprimido está fora de questão... Até duas veterinárias têm dificuldade quanto mais eu!
    O hospital chama-se Casvet!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar