sábado, 8 de outubro de 2011

Novo método testado e aprovado!

(Imagem retirada da Internet)

O dinheiro não cai das árvores - infelizmente! A maioria de nós é efetado pelos tempos que vivemos, uns mais, outros menos... Não me incluo na percentagem das pessoas que está a passar por grandes dificuldades com a crise, mas o futuro é incerto e penso que posso sempre fazer mais e melhor.
Seguindo essa linha de pensamento, cá em casa, olhando para o mapa das nossa despesas, chegámos à conclusão que andávamos a gastar dinheiro a mais - ou dito de outra forma, podíamos gastar menos dinheiro. Olhando para o dinheiro que tínhamos disponível para gastar semanalmente (já expliquei como organizo o meu orçamento doméstico aqui) decidimos cortar uma parte. E mais importante do que isso decidimos, no inicio de cada semana, levantar o dinheiro e não usar os cartões multibanco.
E se eu vos disser que, para além do montante que já tiro todos os meses para a poupança, me sobraram mais de 200€ acreditam? E se eu vos disser que mesmo assim ainda comprei umas pecinhas de roupa para mim acreditam?
Pois é, o facto de olhar para as notas a desaparecer na carteira, consigo gerir melhor as compras. Parece estranho, mas este factor psicológico comigo funcionou!
Alguém já testou este método? Também funcionou com vocês?

4 comentários:

  1. Ca por casa também funcionamos à "semanada"... e o que sobre no final e posto de lado :) o multibanco e uma coisa muito pratica, mas faz-nos gastar muito mais dinheiro!

    ResponderEliminar
  2. Por aqui adoptámos o levantamento mensal do dinheiro que precisamos para o mês. No início de cada mês levantamos o € q fica guardado e vai sendo retirado de uma caixinha no início de cada semana ;)

    ResponderEliminar
  3. não costumo fazer mas tenho absoluta certeza que funciona. eu mesma quando quero cometer um pequeno crime consumista pago sempre a cartão para me sentir menos culpada. Ridículo, eu sei, mas olha cada tolo com as suas pancadas!

    ResponderEliminar
  4. eu qd vou comprar alguma coisa que custa mais que 50 euros não levo dinheiro até porque receio sp perde-lo ou ser assaltada. Mas qd é para pagar valores mais baixos uso dinheiro. è um bom metodo para pagar no supermercado ( qd é pouca coisa) assim não caimos na tentação de comprar mais isto ou aquilo. Preferimos não comprar do que ter que na caixa ter de deixar ficar. é sempre um pouco embaraçoso não ter dinheiro para pagar :)

    ResponderEliminar