terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ontem, depois do jantar, fui parar a um programa que estava a dar na RTP1, Mudar de Vida - penso que era assim o nome.
Retratava o dia-a-dia da Caritas de Setúbal e as vidas de quem ajuda.
Só sei que terminei o programa a chorar: se ainda existe quem se aproveite destas Instituições para obter algo extra, há muita gente muito necessitada. Não deve haver sensação pior do que estar naquela idade em que se é muito velho para trabalhar e muito novo para a reforma - ter vontade de trabalhar e não conseguir encontrar trabalho, sendo rotulado de inútil, de desnecessário, e entretanto ver o que se construiu a fugir por entre os dedos...
Cada vez mais o futuro assusta-me. Sei que pensamos que nunca nos vai acontecer a nós, mas e se acontecer? Cada dia que passa revejo os meu valores, penso duas vezes antes de gastar dinheiro. Não porque esteja necessitada, mas porque realmente tenho medo do futuro e qual cigarra do conto infantil só penso em amealhar...
O meu medo ou indecisão em relação a ter um bebe, que aproveito para dizer que a vontade tem-se manifestado muito ultimamente, também se prende com isso? Que futuro guarda o nosso mundo para as crianças de hoje?
Pronto, já botei cá para fora!

12 comentários:

  1. Eu também vi a mesma reportagem e também fiquei em estado de choque no final. Realmente é muito triste andar uma vida toda a trabalhar para se acabar a pedir de comer. O que será o futuro de todos nós? Quantas mais familias vão passar fome no próximo ano? São coisas que arrepiam e que também me deixam a pensar no meu modo de vida.

    ResponderEliminar
  2. nunca há momentos certos para ter crianças porque a vida é sempre uma incerteza.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Hoje tive uma notícia sobre esta porcaria da crise e como afectou uma pessoas que me é muito chegada e que, à partida, não tinha nada a temer.

    Ando assustada, com medo do que vem a seguir...

    ResponderEliminar
  4. Estou como a Su. a altura para ideal ter filhos não existe, mas se temos medo do futuro também temos de pensar que quanto mais velhos formos menos tempo temos para os acompanhar no seu crescimento!

    ResponderEliminar
  5. Desculpem meninas mas não concordo. Ter um filho é um ato de responsabilização. Se não ha condições sou totalmente contra ao logo se vê. Se não se pode proporcionar,já não digo o melhor,mas o indispensável para uma criança viver com dignidade mais vale estar quieto. Com este post apenas queria desafar sobre as incertezas do nosso futuro não sobre se é a altura de ter filhos ou não. Cada um sabe de si e esta é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  6. A poupança hoje faz mais sentido que nunca. Ajudar o próximo também. Nunca pensei tanto em dar, mesmo que cada vez me faça mais diferença. Pensar nacional também passou a ser obrigatório. O futuro é o que dele quisermos fazer e pode ser maravilhoso se o construirmos com perseverança e trabalho. Além disso é possível viver-se muito bem com ordenados médios, não precisamos assim de tanta tralha para viver. Temos é de reprogramar os nossos hábitos. E ter um bebé não custa assim tanto dinheiro... digo eu ;).

    ResponderEliminar
  7. O problema é que hoje em dia "ordenados médios" rareiam. E os empregos escasseiam. Eu tenho assistido diariamente ao fecho de muitas empresas com as quais trabalho e fico com o coração partido ao ver a luta e o desespero das pessoas para poderem manter as familias... :( Concordo inteiramente quando se diz nunca foi tão importante ajudar os outros como agora. Se não com dinheiro, roupas, comida, pelo menos com um sorriso, uma palavra de conforto,de apoio. Há muita gente a passar muito mal :(
    Elsa

    ResponderEliminar
  8. Sim Vanessa, as tralhas têm de ser todas repensadas! Reprogramar os nossos hábitos é imperativo. E no final até acredito que vamos ficar satisfeitos por vermos que conseguimos viver com menos :)
    Pois é Elsa: hoje estamos bem mas amanhã não sabemos. É uma situação que nos pode vir bater à porta. Mas não devemos viver obsecados com isso... senão não temos prazer em nada. Ser racionais e mais cautelosos sim!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Também já pensei nisso e muitas amigas minhas também... trazer filhos para este mundo... é coisa para pensar mais do que 2 vezes!

    ResponderEliminar
  10. Sou mãe de uma menina de quase 3 e tenho-te a dizer que sigo o teu blog e que tens muito boas bases para ser mãe, e o futuro dos nossos filhos não passa apenas pelo bem estar que lhes damos mas principalmente pela educação, devo dizer-te que uma boa educação gere muita coisa, se pensares que fomos educados com muito menos e eramos mais podes agarrar-te a isso para teres forças. A minha filha desde 1 ano e meio que diz por favor e obrigado, e isso é fazer dela uma pessoa melhor! Preparada para qualquer futuro!

    ResponderEliminar
  11. De nada :) muita força, os filhos são a força que nunca conhecemos dentro de nós até os termos!
    Não tenhas medo!!!
    Eles são o melhor do mundo e quando sentires um filho teu nos teus braços vais de facto sentir que tudo vai ser melhor no futuro e que vale a pena sim ter filhos independentemente do que nos rodeia! Nós somos a familia e a familia é o pilar deste mundo! Não são aquelas pessoas que só pensam em trabalho, em bens materiais, em conforto...somos nós a familia que valorizamos um sorriso, um pequeno almoço á mesa todos juntos, um passeio no parque, nós sim somos o futuro e o mundo! E depois hé sempre alguém que nos ajuda, quando me dão roupa a mim eu não guardo a pensar no que vou ter a seguir eu dou para ajudar!

    ResponderEliminar