domingo, 14 de outubro de 2012

No planear está ganho.

(Imagem retirada da Internet)

O mês de outubro é, cá por casa, um mês de muitas despesas, maior parte delas associadas ao carro e a seguros.
Temos que desembolsar dinheiro para várias despesas, que são:
- O seguro do carro (que pagamos anualmente para ser mais barato);
- O I.U.C. do carro;
- Seguro de recheio da casa;
- Inspecção e revisão do carro (que faz quatro anos este mês logo a inspecção é uma nova despesa).
Para juntar à festa tenho uma prestação das propinas (este ano a Universidade Aberta dividiu a prestação do primeiro semestre em três, para facilitar o pagamento a alunos com mais dificuldades de pagamento) para pagar e uma semana de férias com um mini city break incluído.
Pois bem, isto tudo junto soma um valor bastante considerável. Não havendo rendimento extra, como é que vou fazer face a estas despesas? Fácil! Planeamento!
Na minha folha de excel tenho uma coluna onde discrimino as despesas sazonais: sejam aquelas que se pagam uma vez por ano, semestralmente, etc. Somo essas despesas todas e divido por 12 meses. Todos os meses retiro para a conta poupança, onde não mexo com facilidade, o montante definido. Deste modo estou sempre precavida para estas despesas extra.
Aconselho vivamente, a quem ainda não o faz, a :
- apontarem as vossas despesas sazonais;
- Somar o valor das despesas e dividi-las por 12 meses;
- Retirar o montante definido do orçamento mensal;
- Colocá-lo numa conta bancária, à ordem ou a prazo, onde não se tenha fácil acesso (eu até há bem pouco tempo nem cartão multibanco dessa conta tinha). Em alternativa, há quem use o método do envelopes, que consiste em provisionar tantos envelopes quantas despesas sazonais se tem. No meu caso, não funciona: dinheiro longe são tentações longe!

4 comentários:

  1. Olá Ana eu dês que mudei para o Porto assim tenho feito...dividi algumas despesas sazonais e deixo de lado todos os meses esse valor...tal como imi,seguro de carro, possíveis avarias, despesas inesperadas...etc, etc e acho que esta a funcionar...apesar de agora estar desempoada poupamos anás despesas fixas do marido, o que permite alguma poupança! Há uma prestação que pago de 2 em 2 meses, não sei de Gas ou luz, mas divido o valor da fatura em 2 e quando for o mês de pagar e só metade que ponho nesse mês!

    ResponderEliminar
  2. Este mês também tivemos uma serie de despesas obrigatórias. Neste momento não consigo retirar o valor mensal referente as despesas obrigatórias do ano seguinte, porque tenho algumas poupanças que equivalem a mais de 10% do meu vencimento... Por isso, pago as despesas no momento com recurso ao valor disponível. Mas, claro que fico a pensar em como posso conseguir melhorar a "gestão caseira", pois a tua sugestão fará toda a diferença.

    ResponderEliminar
  3. Pois, é necessário organizarmo-nos para tudo bater certinho no final do mês, senão a vida complica-se.
    Li que estuda na Universidade Aberta, não querendo ser intrometida, poderei saber qual o curso que está a tirar? Tenho algum interesse em tirar um curso, mas daquilo que pesquisei nada me despertou o interesse, mas tendo uma opinião de alguém que estuda assim, pode ser que veja as coisas de outra forma.

    ResponderEliminar