sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Quando a crise bate à porta

Para o mês que vem vou passar a ser um número, vou fazer parte das estatísticas que abrem o noticiário das 20, vou ficar sem trabalho.
Uma empresa norte americana, onde as leis de despedimento são bem mais levianas do que em Portugal, não quer saber se estamos em crise e as vendas são consequentemente menores, não quer saber se os funcionários têm capacidades ou não, não quer mesmo saber se vão sobrecarregar quem lá fica. Só quer saber que no dia x tem que ter na conta y.
Ia passar a efectiva em Novembro, propuseram-me uma renovação extraordinária, una daquelas medidas fantásticas propostas pelo nosso governo que só contribui para o aumento da precariedade ( mas só eles é que não vêem) e redução de horário para metade. Pois que não! Compensa-me mais vir para casa receber o subsidio de desemprego, enquanto ainda o há.
Não estou triste, estou desiludida. Porque sei que faço falta, porque sei que faço um bom trabalho, porque não merecia esta falta de consideração. Ao fim e ao cabo não gostava de trabalhar ali, por isso quem sabe não seja a oportunidade que eu estava a precisar para mudar.
A única coisa que me deixa triste é a idade a avançar e a estabilidade que não chega, assim como o bebe que nunca mais vem.

12 comentários:

  1. Não desanimes, quero acreditar que tudo acontece por um motivo. Fecha-se uma porte mas certamente se abrirá outra qualquer...
    E espero que esse bebe chegue depressa ;) tem calma .
    :*

    ResponderEliminar
  2. Percebo perfeitamente o que estás a sentir.
    Trabalho numa multinacional e é o mesmo,~já nem sei quantos colegas vi seres despedidos nos ultimos dois anos.
    uma das ultimas a saires estava a trabalhar aqui á 17 anos.
    Na minha secção andamos sempre com o coração nas mãos a pensar: este é o ultimo mês... sim porque nos finais dos meses há as reuniões e as decisões vêm dai....
    Se gosto do que faço?? gosto já o faço há 20 anos, a empreza foi tendo novos donos mas nós sempre fomos juntos.
    agora aqui somos tambem só um numero...
    Espero que consigas endireitar a tua vida rápidamente... sei que é dificil mas estás "para baixo" tambem não ajuda.
    Beijos Pinta

    ResponderEliminar
  3. :O( que porcaria de governo que temos que não parece estar interessado em resolver os problemas do nosso pais mas sim dar cabo da vida dos portugueses. Será que somos só nós que vimos que as medidas que estão a implementar só vão trazer para o pais mais desemprego e miséria. Sabes o que acho que estes senhores estão a C... para todos nós.
    Força.
    Bjs
    Betty

    ResponderEliminar
  4. Que cena Ana, estou mesmo triste por ti! :(

    ResponderEliminar
  5. Deus ás vezes escreve certo por linhas tortas, espero que tudo te corra pelo melhor.Como já disseram qd se fecha uma porta, abre sempre uma janela! Quanto a continuarmos a adiar a nossa vida devido á crise, eu e o meu namorado cansámo-nos! Ele está desempregado, mas msm assim estamos a pensar em ir morar juntos! Se continuamos á espera, quando ele tiver emprego, fico eu desempregada e nunca saimos desta roda. Não continues à espera para o bébé, vai em frente, terás de abdicar de algumas coisas, mas a vida é feita de escolhas. :) Boa sorte!!

    ResponderEliminar
  6. Parece que qualquer dia os deputados têm de começar a produzir alguma coisa, visto que só eles têm emprego... : / é triste.

    ResponderEliminar
  7. Fico triste com a notícia. Infelizmente isso só vem dar razão ao que digo, de que está a tornar-se raro não termos um familiar ou conhecido sem emprego. Nada de perder a esperança. Aproveita o momento para te dedicares à família, ao curso e à casa. Daqui a nada tens o curso, daqui a nada terás um emprego melhor, aqui, ou lá fora. E depois, virá a criança. Tudo a seu tempo. Não baixes os braços.
    Deixo um beijinho e um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Concordo com a Ana Rita, eu também estou desempregada e há dias que me vou abaixo, embora ganhe mais certo agora no desemprego do que quando trabalhava..mas hoje em dia temos de agir consoante o nosso instinto...ás vezes a altura que parece mais ideal para o que quer que seja deixa de ser de um dia para o outro, uma coisa aprendi no último emprego:
    -primeiro nós e a nossa família e depois os patrões pois nestas alturas eles só pensam neles...

    ResponderEliminar
  9. Não estava à espera de ler esta noticia aqui :( o mundo conforme o conhecíamos está diferente e temos de o acompanhar! Faz desta a oportunidade de criar as tuas alternativas e sê forte. O meu contrato acabou de ser renovado mas se não tivesse sido, ia fazer uma mudança radical e quem sabe pensar finalmente no bebé :) Aproveita! Por estranho que este conselho possa parecer talvez fosse exatamente isto que estivesses a precisar neste momento...quem sabe? ;)
    Bjinhos,

    ResponderEliminar
  10. Desejo-te toda a sorte para encontrares outra coisa que te faça realmente feliz!

    ResponderEliminar
  11. Eu já estou desempregada à 2 anos... Adoro a minha profissão (educadora de infância) e sempre fui uma boa funcionária, mas isso não impediu que viesse para a rua. Na altura até fiquei aliviada, pois o ambiente de trabalho estava péssimo e isso já influenciava a minha vida afectiva. A minha preocupação maior era (é)a casa comprada 1 ano antes de ficar desempregada. Eu e o R. já namorávamos há 8 anos quando começámos a viver juntos, uma decisão que tinha sido adiada tanta vez pois queríamos estabilidade financeira. Agora falta o bebé (tão desejado), mas agora também ele está desempregado. Isto não está fácil... mas há que continuar a tentar... Eu concorro a todos os anúncios que vejo para qualquer ramo, mas as ofertas são cada vez menos e as pessoas à procura são cada vez mais. Desejo-te muita sorte! Pensamento positivo

    ResponderEliminar