quarta-feira, 29 de junho de 2011

Hoje foi dia de consulta de ginecologia de rotina.
Como mudei de residência, e apesar de não ter qualquer queixa da minha anterior médica, decidi experimentar uma clínica mais perto.
Gostei bastante da clínica, do atendimento e da médica.
A ginecologista aconselhou-me a tomar a vacina contra o colo do útero. Eu tinha ideia que esta vacina era só para jovens e que na minha idade já não tinha utilidade. A resposta da médica esclareceu-me que embora mais cedo potencie os benefícios da vacina ao máximo, pode-se tomar até aos 45 anos.
Apesar de ter um custo bastante elevado, estou inclinada a fazê-lo.
Alguma das meninas tem algo que queira partilhar sobre este assunto? Já fizeram? Optaram por não fazê-lo?

12 comentários:

  1. a minha médica também me falou. eu optei pelo menos para já por não o fazer. Pesou sobretudo o valor da mesma, mas o facto de ter uma relação estável e monogâmica (que diminui e muito a probabilidade de ter algum problema, uma vez que este tipo de cancro tem origem viral e é fruto da evolução de uma DST) também contribuiu bastante para a decisão.

    ResponderEliminar
  2. Olá, eu tenho 30 anos e tomei a minha no decorrer deste ano, tomei porque tenho antecedentes de cancro do colo do útero e não há nada como prevenir. Eu levei por 3 vezes de dois em dois meses, mais coisa menos coisa. O peso da mesma é mesmo o valor, mas no meu caso nem quis pensar nisso.
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Não tenho historial familiar com este problema. De momento, faço check up anual. Também pensava que a vacina devia ser tomada no início da fase adulta...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente eu tive HPV, felizmente a tipagem deu negativa para as estirpes com mais probabilidade de originar cancro do útero.
    Apareceu-me uma pequena ferida no colo do útero que o meu ginecologista tentou tratar de várias formas, óvulos, canonização, etc... Até que acusou HPV. Fiz o tratamento adequado, o meu namorado (actual marido) também. Tomei a vacina Gardasil e desde essa altura nunca mais tive problemas! Todos as minhas citologias vêm óptima! Já lá vão 4/5 anos. Tenham atenção, porque eu nunca tive qualquer tipo de sintoma.

    Bj

    ResponderEliminar
  5. Ah, esqueci-me de acrescentar que na altura tinha 21 anos.

    ResponderEliminar
  6. A minha ginecologista também me aconselhou mas é tão cara... na altura que andei a ver era à volta de 400euros... não sei quais são os valores actuais...
    Passa no meu blog...deixei-te uns selinhos! :)

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente não sabia que se podia levar até tão tarde. Vou perguntar mais sobre o assunto, ao meu médico.

    Mas quanto custa afinal?

    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Sim, o valor fica ou pouco abaixo dos 500€.

    ResponderEliminar
  9. Eu também tomei e recomendo. É o segundo cancro com maior incidência no sexo feminino em Portugal, depois do cancro da mama. Tomaria sempre independentemente do preço, qualquer uma que inventassem, porque infelizmente os custos do tratamento da doença são muitíssimo mais elevados e tudo o que possa prevenir uma doença assim valerá sem sombra de dúvida o investimento. Passei a palavra no meu blog já por diversas vezes. A informação é fundamental. Este cancro atinge muitas mulheres jovens. Fazes muito bem em falar do assunto e em tomar a vacina.

    ResponderEliminar
  10. Pois é, o valor pesa muito, mas pense na ausência de sintomas e no que pode advir. A natureza é muito ingrata para as mulheres...
    E essa coisa de ser por contágio ainda não me convenceu porque também me apareceu muito cedo tal como a anónima que soube com 21 anos)e não vejo de onde.
    Não arrisque.

    ResponderEliminar
  11. Ana, retira-me uma dúvida...temos que comprar logo as 3 vacinas? Ou seja, temos que chegar à farmácia e desembolsar logo quase 500euros de uma vez?
    O único factor que me está a pesar neste momento é mesmo o monetário...quero mesmo fazê-la...

    ResponderEliminar
  12. Não Sini!
    Compras à medida que vais levar as doses.
    Jinhos

    ResponderEliminar