segunda-feira, 6 de junho de 2011

IRS

(Imagem retirada da Internet)
Na semana passada recebi o reembolso do IRS.
Aproveito para partilhar o que vou fazer com esses euros extra: o que faço todos os anos!
O dinheiro do IRS vai direitinho para a conta poupança. Este ano possivelmente vai ser utilizado para fazer um pequeno abatimento no crédito habitação.
Sei que muita gente conta com este dinheiro extra para fazer face a despesas correntes, mas quem pode, e com um pouco de esforço, é uma boa forma de aumentar a conta-poupança.
Muitas famílias usam-no para irem de férias. Eu considero mais inteligente retirar uma pequena poupança todos os meses, começando um ano antes - faz-se um esforço mensal, mas poupa-se mais qualquer coisa!
É claro que não me importava nada de ir comprar uns mimos para mim ou ir passear uns dias para fora com este dinheiro... Mas a razão tem que falar mais alto!
E vocês, também fazem como eu ou esbanjam tudo?

8 comentários:

  1. Ainda não recebi o meu mas tal como o do ano passado já tem para onde ir...conta poupança! Também faço o mesmo com os subsídios! Na conta corrente seria para gastar em coisas para nós ou férias! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu não uso o dinheiro do IRS para gastos supérfluos. Não conto com esse direinho para essas coisas. Normalmente guardo-o na conta poupança.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ora eu aqui tenho uma opinião diferente. Se no dia a dia temos as contas equilibradas e não precisamos desse valor para "tapar buracos", prefiro gastar numa coisa que realmente me dê prazer (umas férias a dois são um óptimo exemplo) a ver aumentar a conta poupança. porque acho que uma vida focada apenas em pôr dinheiro de parte, sem margem para uns mimos especiais de quando em vez, acaba por não compensar o esforço. afinal, os pequenos esforços diários têm que ser recompensados de quando em vez

    ResponderEliminar
  4. Eu, quando recebo o € do IRS já tenho algo pensado para ele. Este ano foi para comprar vários extras para a camera fotográfica. ;)

    ResponderEliminar
  5. Confesso que depende do ano. Tenho por hábito amortizar o empréstimo sempre que posso e sobretudo desde o ano passado altura em que comprámos a casa, para não ser tão dramático o aumento da Euribor. Porém já houve anos em que aproveitei esse valor para um extra ;)

    ResponderEliminar
  6. aproveito para por na poupança e ve-la crescer um pouco!

    ResponderEliminar
  7. Foi direitinho para as poupanças! nunca se sabe o dia de amanhã... bjks

    ResponderEliminar
  8. O meu reembolso ainda não chegou, mas também já tem destino definido - a poupança. Neste momento andamos a tentar fazer um pé-de-meia jeitoso, que permita cobrir despesas inesperadas, ou aguentar o barco por meio ano em caso de desemprego (e se calhar vai ser preciso mais cedo do que esperávamos). Depois do pé-de-meia constituído estes extras (IRS, subsídios) passarão a ter outro destino: amortizar o crédito. Só depois de garantida alguma segurança vamos poder pensar em passar umas merecidas férias. Até lá, vamo-nos arranjando com férias locais!

    ResponderEliminar