quinta-feira, 2 de junho de 2011

Máquina gordurosa!

Alguma vez notaram bolinhas pequenas na roupa, que parecem ferrugem, e não fazem ideia de onde vêm?
Pois é! A mim, de volta e meia acontecia-me, principalmente nos atoalhados e eu achava estranho porque era pouco provável que fosse ferrugem.
Tenho uma pessoa amiga que é técnico de máquinas e esclareceu-me sobre o assunto: essa bolinhas não são nada mais do que gordura que se acumula na máquina da roupa - daí terem o formato de bolas, tal qual as bolas da cuba.
(Imagem retirada da Internet)
E qual a solução? Lavar a máquina, cerca de 6 em 6 meses, sem roupa nenhuma e à temperatura mais elevada. Só assim se consegue eliminar a gordura que a máquina tem, sem danificar nenhuma peça de roupa. E não se iludam, as máquinas de lavar roupa têm muita gordura - por mais incrível que pareça!
Eu fiz isso ontem, coloquei um pouco de detergente e lavei a 90º. Antigamente havia à venda uns produtos especiais para fazer essa tal lavagem, mas há muito tempo que não vejo. E o tal técnico de máquinas diz que não se justifica.
E esta, hein? As meninas sabiam disto?

8 comentários:

  1. desconhecia totalmente. obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso sabia e quando me lembro faço a tal lavagem no vazio. Sobretudo, porque a máquina cria cheiros devido à pernamenência de humidades no seu interior.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esta notícia surpreendeu-me! Obrigada pela excelente dica. Já agora, consegues apurar se a história do calcário acumulado é mesmo real, ou é mito para ajudar os fabricantes dos ditos detergentes?
    Beijinho e boa semana!
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. e já me disseram mas não fiz, para usar vinagre nessa lavagem... será? bjks

    ResponderEliminar
  5. Gordura na máquina de lavar roupa? Desconhecia.
    Como já disse no outro post, costumo colocar meia garrafa vinagre de 2 em 2 meses e faço uma lavagem com a máquina vazia a 50º.
    Faço do vinagre o meu anticalcário e como é um bom desengurdurante, fico agora a saber que "mato dois coelhos com uma cajadada só"
    Marta

    ResponderEliminar
  6. olá, costumo vir espreitar o teu cantinho e não poderia deixar de comentar, tenho um rapaz amigo/tecnico que me disse que a melhor coisa é fazer sim essa lavagem com uma temperatura quente e sem roupa mas que devia colocar sal grosso nos compartimentos da máquina, eu faço de vez em quando nunca me dei mal...jinhos xana

    ResponderEliminar
  7. Aconteceu me apenas uma vez, por sorte moro numa zona onde a água não tem calcário, e apesar de ter muito cuidado com a máquina a com a roupa aconteceu-me as "bolinhas"... Usei esta dica e não voltou a acontecer! Parabéns pelo blog...

    ResponderEliminar